sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Screens de MineCraft #1

Dando uma pausa rápida, vou mostrar umas screens que eu bati do MineCraft.


Uma Mina do Jogo:


Um Vilarejo Comum:


Um Frango, o Mob Mais Comum do Jogo:


Bem-Vindo ao Inferno, Amigo!


Montanha, uma Formação Comum:


Vão ser 5 screens por vez. Valeu a até a próxima!!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Dicas de MineCraft #6

Então, como eu disse, aqui está: um guia de ferramentas e plantas do jogo. Have Fun!

Guia de Ferramentas de Uso Físico:
As ferramentas de uso físico, como eu chamo, são as ferramentas que usamos no jogo em si; que modificam o cenário; que possuem utilidade no mundo físico em construção e destruição.
Vamos à lista de crafts em imagem:
OBS: Eu usei ferro moldado no exemplo, mas dá pra substituí-lo por madeira craftada, pedra de castelo, ouro moldado ou diamante.

Picareta:
Um dos primeiros e mais importantes crafts do jogo. Use o botão de ataque para quebrar blocos de pedra de castelo, tijolo, pedra lisa, minerais...
Ela é a primeira da lista acima de crafts (imagem).
Suas qualidades são (de pior para melhor): Madeira Craftada, Pedra de Castelo, Ouro Moldado, Ferro Moldado, Diamante.
Para minerar use:
Pedra de castelo, tijolo, pedra lisa...: Qualquer uma.
Carvão: Qualquer uma.
Lápis-Lazúli: Pedra ou melhor.
Ferro: Pedra ou melhor.
Ouro, Pó Vermelho, Diamantes: Ferro ou melhor.
Obsdiana (pedra roxa~preta, produto da união de lava e água): Diamante.
O segundo botão (o botão de uso, botão direito do mouse) não é útil para nada quando se está com a picareta.

Enxada:
Outra ferramenta de incríveis utilidades. O botão de ataque ataca (não recomendado matar animais com essa ferramenta, assim como não se recomenda o uso de picaretas, machados e tesouras para matar mob algum) e o de uso arruma a terra para a plantação.
A sua lista de qualidades é a mesma da picareta, porém, nesse caso, a única mudança é a resistência da ferramenta.

Machado:
Um luxo que eu não concedo à mim mesmo. Use-o para cortar árvores/madeira com o botão de ataque, mas não use-o para nada mais. O botão de uso não faz nada em posse dessa ferramenta. Sua lista de qualidades é a mesma da picareta, mas como na enxada, a única alteração é a resistência.

Espada:
Eu prefiro o arco-e-flecha, mas a espada também é útil, podendo, em alguns casos, ser até mais eficiente.
O botão de ataque ataca e o botão de uso faz a defesa.
A lista de qualidades é a mesma da picareta, sendo que o dano e a resistência da ferramenta aumentam.

Pá:
Ela não está na lista de craft acima pois é muito simples fazê-la: dois palitos com um material encima. A lista de qualidades é a mesma da picareta, sendo que a única melhora é a resistência. Use a pá para cavar terra, areia e pó de pedra (cascalho) mais rápido e para recolher neve. Você receberá bolas de neve se cavar a neve com a pá. Quatro bolas de neve em forma de bloco craftadas formam um bloco de neve.

Isqueiro:
Já falei sobre ele antes, por isso seu craft não está aqui.
Botão de ataque ataca (não recomendado) e botão de uso coloca fogo! Depois de um tempo, o fogo apaga, a não ser que haja uma boa fonte de combustível (madeira, árvores, terra do Nether...) próxima.
Não possui lista de qualidades.

Tesoura:
Também já ensinei a craftá-la antes.
Botão de ataque corta o que for necessário - folhagem de árvores, cipós, teias de aranha - com velocidade e recolhe o material. O botão de uso recolhe lã de ovelha sem matar o animal.
Não possui lista de qualidades.

Arco-e-Flecha:
Já falei sobre ele, mas vamos lá.
Ele é uma arma; não possui outra utilidade senão o assassinato. Como craftar ele e suas flechas:
Coloque as flechas e o arco em seu inventário. Pegue o arco e segure o botão de uso pressionado para puxar a linha. Então, solte para arremessar a flecha. Ele não possui lista de qualidades e as flechas também não. O botão de ataque ataca usando o arco sem gastar flechas, mas eu não recomendo.
OBS: Caso a distância seja meio grande, mire um pouco acima do alvo. A gravidade se encarregará de acertar o bicho!

Vara de Pescar:
Como craftar:
Simples assim. Use o botão de ataque para atacar, mas não recomendo. Use o botão de uso para arremessar a linha. Se acertar o chão, nada acontecerá; aperte novamente o botão de uso para puxar o anzol. Se você acertar um mob (qualquer entidade viva do jogo), lhe dará dano. Se você for muito longe de onde a linha está cravada, ela voltará automaticamente. Porém, a utilidade correta da vara de pescar é a pesca (aaah, váááááááá???!!?!??!).
Arremesse a linha na água e, quando o anzol afundar, puxe a linha para pegar um peixe. Claro, é preciso prática e saber a hora certa; mas é fácil pescar.
Não possui lista de qualidades.

Balde:
Outro item muito útil. Crafte três barras de ferro moldado em forma de "v" para obter um. Não possui lista de qualidades nem barra de resistência.
O botão de ataque ataca (mas não sei porquê alguém o usaria para isso) e o botão de uso recolhe água/lava/leite e depois aperte o botão de uso novamente para posicionar o líquido (água, lava)/beber o leite. Para pegar o leite, use o botão de uso numa vaca.

OBS: O uso de ferramentas em blocos inadequados irá diminuir a barra de resistência da ferramenta mais rapidamente.

Guia de Ferramentas de Uso de Navegação:
Ferramentas de navageção não afetam o mundo físico; sendo úteis apenas para localizar-se no planeta; tempo e espaço. Aqui vão os principais:

Bússola:
Um item que aponta para o seu ponto de respawn. Para fazê-la, coloque quatro barras de ferro em forma de losango com um pó vermelho no meio. É só você seguir a direção exata que ela aponta para chegar lá.

Relógio:
Não para se situar no espaço, mas sim no tempo. Faça uma bússola, mas no lugar de barras de ferro, coloque barras de ouro. É quase tão importante quanto a bússola.

Mapa:
Oito folhas de papel (três canas em linha horizontal) em forma de caixa com uma bússola no meio. É tão útil quanto a bússola comum. No caso de você ter mais de uma casa, é só apelar para o mapa. Mas você precisa prestar atenção e memorizar o que é o que no mapa, pois sua casa vai ser um minúsculo ponto no enorme mapa (talvez eu esteja exagerando, mas é mais ou menos isso). Enquanto você anda, o mapa vai anotando tudo, desde que você esteja com ele na mão. Porém, com o mapa na mão, você perde boa parte da visibilidade.

Tocha:
Quer você queira ou não, poucos métodos são tão eficientes junto de placas. Sabe por quê? É que as tochas formam um caminho luminoso. Apesar disso, não é a opção mais economica nem a mais eficiente durante o dia.
Como fazer: Palito (duas madeiras refinadas, uma sobre a outra) com um carvão sobre ele.

Placas:
Como eu disse lá no começo, é difícil se perder se você soltar placas pelo caminho. Pode pôr muitas anotações nelas, de forma que, com tochas, ficam um dos meios mais eficientes de localização no espaço.
Como fazer: Palito com seis blocos de madeira refinada sobre si.

Blocos Diferentes:
Um bloco que não se acha nessa região pode indicar que você já esteve ali (troque um bloco de areia de um deserto por um bloco de terra e faça crescer uma árvore ali - uma árvore num deserto). Eficiente junto de placas.

Torres:
Visíveis de longe, não são a opção mais econômica, mas se forem bem altas e de um tipo específico de bloco, poderão ser muito úteis no quesito localização espacial.

O Sol e a Lua:
Não é uma ferramenta; é mais uma... Técnica. Apesar de te situar no tempo e no espaço, não é a melhor escolha, já que existem grandes chances de falhar, se você não tiver prática no assunto. Mas como funciona?? É bem simples. Observe, na sua casa, de que lado o sol nasce. Então, milhões de quilômetros longe dali, observe em que lado o sol nasce. Se for no mesmo lado em que o sol nasce visto da sua casa, o jeito é ir em frente. Porém, falha constantemente, já que não dá uma localização exata, apenas uma direção incerta.
E, por fim, como se localizar no tempo usando o sol e a lua. Observe a posição do astro mais próximo. Veja em que direção ele vai e o quão próximo está da linha do horizonte. Simples assim. Ou seja, o sol está indo para baixo, digamos, e está quase na metade entre o topo do céu e a linha do horizonte. Ótimo: daqui à uns dois minutos e meio da vida real irá anoitecer no jogo, ou pelo menos começar a anoitecer. Mas há algumas manhas interessantes: se o sol estiver no mais perfeito topo do céu, é meio-dia no jogo. Se for a lua, é meia-noite.

Técnicas de Plantação:
A plantação é algo quase inevitável no jogo. Então, aqui vai uma lista de como plantar cada coisa. 

Trigo:
Quebre o mato alto que haverá chances de ele dropar (soltar) uma semente verde. Isso é o trigo!
Para plantá-lo, você terá que arrumar a terra (tem que ser terra) com a enxada. Porém, há um detalhe importante - importantíssimo. O trigo deve estar encostado de um buraco com água! Caso contrário, a terra engolirá os restos mortais dele (dramático, mas é verdade). Tirei uma print pra vocês verem a minha plantação de trigo:
Isso é extremamente fácil fazer. Com um balde, sementes, enxada e terra disponíveis, é rápido, fácil e eficiente fazer isso.
Mas cuidado! Plantação alguma, pule sobre a semente recém plantada, pois ela se enterrará e você terá prejuízo, pois terá que rearrumar a terra e replantar a semente. Então, não pise nas plantações se não tiver certeza do que está fazendo!!
O trigo estará pronto para colheita quando estiver alto, amarelado e com esferas marrons nas pontas. Quebre-o com a mão ou qualquer outra coisa e pegue - ele vai dropar (soltar) algumas sementes de trigo e um maço de trigo! Com três desses, você poderá fazer pão.

Abóbora e Melancia:
Plante-os da mesma forma que plantou o trigo (próximo à água), mas aqui, você terá que deixar um bloco de terra ao lado de cada semente plantada, pois essas sementes não serão quebradas; as sementes vão render frutos até o fim da vida. Quando estiverem altas e amareladas, a cada tempos elas vão soltar uma abóbora/melancia no bloco ao seu lado. Se houver outra semente/água, elas não vão soltar frutos (daí a importância de deixar um bloco de terra livre ao lado de cada semente).
Como sempre, não pise nas plantações.
Para fazer a colheita, simplesmente quebre o fruto (melancia ou abóbora) e não a planta em si. A abóbora renderá uma abóbora e a melancia renderá várias fatias de si mesma.
As sementes de abóbora são brancas; consiga-as craftando uma abóbora comum (encontrada na natureza).
As sementes de melancia são pretas e, para obtê-las, crafte uma fatia comum de melancia.
OBS: Ambas as sementes são acahadas nos baús próximos dos pontos de respawn inimigos.
OBS²: Crafte 9 fatias de melancia em sua mesa para ter uma melancia inteira - um bloco de melancia.

Cacto e Cana-de-Açúcar:
O cacto dá danos, podendo ser usado como armadilha. Ele também pode ser assado, dando corante verde-escuro. Já a cana-de-açúcar pode ser transformada - como o nome diz - em açúcar se craftada sozinha. E, se você craftar três canas na horizontal, obterá papel.
O cacto planta-se com tal simplicidade que não vou falar demais sobre ele. Tudo o que você tem a fazer é pegar um bloco de cacto e colocá-lo sobre a areia. Pronto!
Já a cana possui um processo parecido, mas mais complicado. Ela precisa ser simplesmente colocada em uma terra não arrumada ou em areia, desde que haja um bloco de água encostado no bloco onde a cana está plantada. Simples assim.
OBS: Mesmo para o cacto, acho que seria bom plantá-lo próximo da água.
OBS²: É impossível pôr dois cactos um encostado no outro.

Árvores:
O mais simples de todos: simplesmente posicione-a na terra num lugar em que haja luz do sol, sem arrumar a terra e nem nada, e saia. Dali a uns dias, ela nascerá. Mas há um segredo: faça um buraco no chão de dois blocos de altura e plante uma árvore lá dentro. Pronto! Ela demorará bem mais para nascer, mas será bem maior.

Cogumelos:
Cogumelos podem ser plantados em terra, madeira, pedra lisa... desde que haja escuro e umidade. Mas, plantar os cogumelos assim não dá lucro algum! O que fazer então?
Bem, plante o seu cogumelo na terra. Não é necessário que haja escuro, dali a um tempo ele morre, mas é tempo suficiente. Voltando, plante-o sobre um bloco de terra com um bom espaço ao redor e para cima, se afaste o máximo possível (mas o cogumelo deve continuar ao seu alcance) e, por fim, adube ele com pó de osso. Pronto! Haverá um cogumelo gigantesco bem à sua frente.
OBS: Quebre as "folhagens" deles para obter mais cogumelos.
OBS²: Cogumelos vermelhos são perigosos; há chances de você se prender dentro dele se não se afastar o suficiente.

Adubo:
Mate um esqueleto arqueiro e pegue seus ossos. Crafte-os e obterá pó de osso (adubo). Se você usar o pó de osso em qualquer plantação ela crescerá até o máximo automaticamente - seja a plantação que for. E, se você colocar pó de osso na grama comum do chão, nascerão flores e mato alto.
OBS: Não funciona com cacto, cana-de-açúcar e plantas já crescidas, como trigo pronto.
OBS²: Ele não força as plantas de melancia/abóbora a darem seus frutos.

E assim termina a parte 6 das dicas de MineCraft.
Uma prévia das próximas partes:
Dicas de MineCraft #7: Sistemas Elétricos³ e Veículos
Dicas de MineCraft #8: Feitiçaria e poções
Dicas de MineCraft #9: The Nether
Dicas de MineCraft #10: The End... er Dragon

Valeu pessoal! ^^

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Bug da porta

Desculpe Édipo postar no meio das suas dicas mas eu achei um bug locão olha os prints:
                                                              olha eu atravessando a porta:

Nessa de baixo eu estava comprovando que era uma porta mesmo


Herobrine - MineCraft

Há alguns boatos sobre uma espécie de... Mob (monstro ou animal; ou, simplificando, qualquer entidade viva). Ele é uma espécie de Steve (personagem principal do jogo, aquele que a gente começa controlando) fantasma; ou algo assim. Ele possui olhos grandes, brancos e brilhantes, e não é nem um pouco simpático como o Steve normal. Ele destrói suas construções e constrói outras em subterrâneos e outros lugares. De forma misteriosa, ele pode aparecer em forma de animal (dizem).
Uma de suas características é a construção de armadilhas. São eficientes, como mostram os vídeos que eu vi.
Dizem também que ele só aparece com a opção de brilho do jogo no máximo. Há quem diga também que ele é o irmão fantasma do Notch.
E, dizem também, que se você estiver no modo Multiplayer, mesmo sozinho, um player chamado "Herobrine" te manda uma mensagem dizendo "stop" e nada mais. (?)

Mas, no fim, é tudo lenda. Ninguém sabe se é real ou se é mod, mas de uma coisa todos tem certeza: Se você já tinha medo de jogar MineCraft por causa dos Creepers, irá ter um ataque cardíaco com esse cara. Mantenha distância do computador!

OBS: Qualquer um que tiver mais informações sobre o Herobrine poste aqui, não coloquei imagens nem vídeos, mas é só dar uma busca rápida no Google que você acha tudo!

OBS²: Creepy-pastas. What?! Bem, creepy-pastas são histórias de terror inventadas sobre jogos, seriados e por aí vai (adoro as de Pokémon!)... Alguns afirmam que o Herobrine é só uma creepy-pasta de MineCraft; mas ninguém sabe, né...?! Então... Boa sorte!!

Er, sobre as minhas Dicas de MineCraft, logo sai a próxima: Guia de Ferramentas (uso e navegação) e Plantação. Aguardem! ^^

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Dicas de MineCraft #5

Agora, vamos falar sobre os inimigos do mundo comum (nada de Ender Dragon e bichos do Nether; isso fica para mais tarde).

Zumbi:
Fácil de identificar. É um Steve meio esverdeado e com detalhes nos olhos. Ele dá carne de zumbi ao morrer, e essa carne podre (blargh!) é comestível. Recupera 2 corações, mas existem muitas chances de sua barra de HP voltar a cair. Morre durante o dia, desde que esteja na luz do sol. Quebra portas no modo difícil.
Armas Recomendadas: Qualquer uma.

Creeper:
Oh, sim! Eu o considero "O Pior Inimigo do Jogo"! Ele é um bicho verde, com quatro pés, rosto inconfundível e não possui braços. Ele costuma chegar silenciosamente e, ao tocar em você, explodir. Simples assim. E, em alguns casos (raros), ele explode mesmo sem tocar em nada. Então, CUIDADO!! Ele não morre durante o início do dia e rende de 0 a 2 pólvoras ao morrer.
Armas Recomendadas: Espada de ferro ou superior ou arco-e-flecha.

Arqueiro (Esqueleto):
Esse é um inimigo um pouco complicado. Se você entrar no campo de visão dele, ele te atira flechas! Sem dúvida, um inimigo perigoso. Se você matá-lo, recebe ossos (usados para domesticar lobos ou fazer adubo - também usado como corante -, simplesmente craftando os ossos puros) e flechas prontas. Ele morre com a luz do sol.
Armas Recomendadas: Arco-e-flecha.

Aranha:
Não preciso dizer nada sobre a aparência desse bicho, a não ser que é preto.
Deve-se ter cuidado com esse inimigo. Ele não é tão poderoso, nem silencioso, nem difícil de ver, mas ele escala paredes. Uma vez, eu estava encima da minha casa, olhando os monstros ao redor tentando me pegar quando, assim que me virei, vi uma aranha. Ela me matou, já que fui pego de surpresa. Aranhas deixam (ou não) fios de teia e, às vezes, um olho de aranha para fazer poções. Não morrem ao nascer do dia.
Armas Recomendadas: Qualquer uma.
(OBS: Existem dois tipos de aranha. Uma é a "aranha das cavernas", que vive em minas abandonadas. É menor, mais rara, meio azulada, venenosa e mais agressiva)

Slime:
Uma gosma verde inconfundível. Ao ser atacada, parte-se em vários slimes menores toda vez, até ficar tão pequeno a ponto de morrer. Ele dá "slimeballs", que eu prefiro chamar de "bolas de slime" ou "gosma de slime". Ele é um inimigo extremamente raro, que só pode ser encontrado em pontos específicos (chamados "pontos de desova") e em grandes profundidades. Não é muito perigoso e não morre por causa de luz.
OBS: A partir da versão 1.4.2, você pode encontrar Slimes em pântanos.
Armas Recomendadas: Qualquer uma, desde que você esteja com uma boa vestimenta.

Skeleton Jockey ("Tanque de Guerra"):
Outro inimigo de raridade extrema. É fácil identificá-lo, pois é só um arqueiro esqueleto sobre uma aranha. A aranha comanda a direção, mas o arqueiro vira-se para lados independentes da direção da aranha (o que me levou a nomeá-lo "tanque de guerra"). Mate primeiro o esqueleto e depois a aranha. Os itens que eles soltam são os que normalmente soltariam.
(OBS: É muito fácil morrer nele; pois possui o tiro de longa distância do arqueiro + a mobilidade da aranha, então, tenha cuidado!)
Armas Recomendadas: Arco-e-flecha.

Enderman:
São homens altos e negros que aparecem às vezes carregando blocos, que é uma das capacidades deles - roubar blocos. Eles fazem sons engraçados ao serem atacados, mas não se engane: são perigosos e guardam algo muito importante - Ender Pearls. Você precisará delas para entrar no The End e vencer o Ender Dragon (detalhes ao fim das dicas).
Endermans (o plural correto seria "Endermen" mas prefiro "Endermans") se teletransportam ao serem atacados, de forma que duas dicas para matá-lo são fogo/lava e água (água não mata, mas espanta-os para longe).
Armas Recomendadas: Espada de pedra ou superior.

Silverfish (Lepisma / Traça):
São bichinhos rápidos e engraçados. São metálicos (cor) e possuem espinhos nas costas. Aparecem dentro de pedras (raro) ou no ponto de respawn que fica próximo ao portal para o The End. Não é muito perigoso, e talvez por isso é que ele não solte nada ao morrer.
Armas Recomendadas: Qualquer uma.

Bruxa (após 1.4.2):
Encontrada em pequenas casas que aparecem em pântanos. Ela se parece com um aldeão e vai te arremessar poções. Irá dropar ingredientes para poção.
Arma Recomendada: Arco-e-flecha.

Terminados os inimigos, eu queria continuar as dicas para aproveitar o espaço extra do post, então agora vou falar de pontos de spawn de inimigos e sobre os animais do jogo.

Ponto de Spawn dos Inimigos:
Você já deve saber que "ponto de respawn" é onde a gente renasce após a morte. Pois inimigos também possuem pontos de respawn! Para achar um spawn point de inimigos, você deve ter sorte. Escave minas profundas e largas. Se você vir pedra de castelo e/ou pedra de castelo com musgo verde, escave imediatamente lá. Sim, há perigo de monstros recém-nascidos estarem ali, por isso, se você quiser, coloque no modo de dificuldade "peaceful" ("em paz", ou "pacífico"). Lá dentro, você achará uma inconfundível "gaiola" com um monstro pegando fogo dentro. Ao redor, você poderá baús. Neles, monstros guardam itens interessantes e alguns que são impossíveis de craftar - são específicos dos baús dos inimigos.
(OBS: "Aranhas das cavernas" possuem pontos de spawn em minas abandonadas.)

Galinhas:
Alguns confundem-as com patos, mas o som é inconfundível. São o animal mais comum de encontrar, apesar de serem um dos mais úteis. Dão pena (para as flechas, que são "flint" sobre palito sobre pena), carne (para recuperar vida e fome) e, se você tiver paciência de ficar olhando uma galinha a noite toda, elas dão ovos também (que, ao serem arremessados, dão dano e, se você tiver sorte, nasce um pintinho que, em dois ou três dias, vira uma galinha também. Além disso, os ovos podem ser usados para fazer bolo). Se eu fosse você, faria um galinheiro em alguma das minhas casas e encheria de pintinhos para que eles virem galinhas e deem ovos, penas e tudo o mais.

Porcos:
Animais inconfundíveis e que, da primeira vez que você vê um, é impossível não rir. Eles dão carne, que pode ser usada para se alimentar (ah, vá?!?!!). Apesar de não darem muita coisa, eles são úteis se você colocar uma sela neles (até onde eu sei, o único jeito de encontrar uma sela é no ponto de respawn de um inimigo) e montar neles como se fossem cavalos!! ...O único problema é que é o porco que escolhe a direção em que vai andar...! Apesar disso, você vai ficar muito parecido com um esqueleto jockey ("tanque de guerra")! Mas utilidade mesmo, não vejo nenhuma.

Ovelhas:
Grandes nuvens fofinhas de lã! Apesar disso, nem sempre são brancas (existem negras, cinzas, marrons...). Você precisa matá-las para fazê-las soltar a lã. Isto é, se você não tiver uma "tesoura". Ela se faz assim:
OBS: Tesoura também serve para coletar outras coisas, como teia de aranha, cipós de árvores, etc.
A lã serve para fazer quadros, camas e enfeites.

Vacas:
Se você pegar um balde e apertar nas vacas, vai ter um balde de leite para alimentação e para fazer outras coisas. Vacas, ao morrer, também dão couro e carne. O couro das vacas é bem útil para fazer vestimentas rápidas e leves.
Além disso, existem as vacas cogumelo, que são como as comuns, mas são vermelhas e brancas e possuem cogumelos nas costas. Você pode conseguir sopa de cogumelos apertando com um prato (três madeiras em forma de "v") vazio nelas.

Lobos:
Você pode domesticar lobos usando alguns ossos de arqueiro neles. Eles vão te seguir e te ajudar a matar outros animais como porcos, galinhas, ovelhas e vacas. Se você clicar neles, eles vão sentar/levantar, conforme você preferir. Porém, não ataque-os! Eles vão ficar furiosos, agindo como inimigos! Mate-os então com uma arma qualquer, porém, eles não vão soltar nada.

Lulas:
São facilmente identificados. São cubos cheios de tentáculos e que possuem uma boca assustadora na parte de baixo. São relativamente perigos, mas podem ser vencidos facilmente se você estiver sobre um barco (cinco blocos de madeira craftada em formato de baú, mas sem os três blocos de cima). Use qualquer arma; eu prefiro arco-e-flecha. Eles podem soltar sacos de tinta, usados para fazer corante para lã.

Bonecos de Neve:
Sim, eles existem e são vivos!!! Tudo o que você precisa fazer é pegar dois blocos de neve (quatro bolas de neve retiradas com a pá craftadas em forma de quadrado) e uma abóbora ou "jack lanterna" (é só craftar uma abóbora e uma tocha). Fora da mesa de construção, faça uma torre com os dois blocos de neve e, sobre ela, posicione a abóbora e pronto! O boneco sairá andando e, quando ele vir um inimigo, vai atirar bolas de neve e tentar matá-los por você!! Funciona, eu já testei! E, ao morrer, ele solta um punhado de bolas de neve! Quem queria um exército de bonecos de neve matando zumbis pelo dono, já pode ter seu sonho de consumo...! Detalhe: Eles criam neve por onde passam e possuem muito pouco HP.

Jaguatiricas (Gatos):
Em selvas (espécie de floresta com árvores enormes) há jaguatiricas. Elas não são agressivas e fogem de você. Para domesticá-las, fique com um peixe cru na mão e chege sorrateiramente perto de uma. Quando ela se aprossimar de você, use vários peixes crus para domesticá-la. Ela se tornará um gato siamês, listrado ou preto (aleatoriamente) e poderá sentar como um lobo domesticado. A utilidade - espantar Creepers.

Iron Golem e Aldeões:
Aleatoriamente há chances de aparecer uma vila no mapa (tem que ser em lugares retos, o que faz com que surjam mais facilmente em desertos). São casinhas pré-prontas, igrejas, poços, casas com baús (raro - açougue), bibliotecas... E aldeões. Eles são mobs bem toscos graficamente, mas que são bem interessantes. Eles irão gerar crianças (conforme a quantidade de casas livres na vila) e se esconderem em casa em dias de chuva e durante a noite. Eles fazem trocas de itens por esmeraldas conforme a sua profissão (vista pela cor da roupa). Zumbis irão atacá-los e transformá-los em outros zumbis, o que faz com que eles criem uma defesa... Os Iron Golens!!
São monstros de metal feitos de um + de quatro blocos de ferro com a parte de cima trocada por uma abóbora (no mapa). Quanto mais aldeões, mais Iron Golens! Eles matam quase todos os mobs agressivos (excessões: você [se atacar ele], Slimes, Creepers [!], Ghasts e Cubos de Magma). Dropam barras de ferro e (possivelmente) rosas. Possuem MUITO HP e MUITO ataque.

Morcego (após 1.4.2):
Animais voadores que se encontram à noite / no subterrâneo. São difíceis de matar e não dropam nada.

Bebês:
Os animais podem dar bebês que crescerão com o tempo. Para criar mini-porcos, vacas, galinhas e ovelhas, use trigo em dois "virgens". Para um filhote de lobo, domestique dois animais e dê-lhes qualquer tipo de carne. Se forem "virgens", darão um filhote já domesticado. Com gatos é a mesma coisa, só substitua a carne por mais peixe cru.

Inteligência Artificial:
A inteligência dos mobs é bem interessante, eles desviam de poços de lava e de buracos com mais de 2 blocos de altura. Além disso, esqueletos e zumbis tentam se esconder da luz do sol indo para debaixo de árvores e para a água.

Então, é isso, pessoal! Até o próximo "Dicas de MineCraft"!
OBS: Atualizado a partir da versão 1.2.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Dicas de MineCraft #4

Eae, pessoal?! Aqui temos a parte 4 das minhas "dicas de MineCraft". Notei que ainda não falei sobre as "barras" de vida, fome e vestimenta, então esse será o meu tema de hoje. Lembrando que isso não vale para o modo de criação!

Barras de Vida e Fome:
Note aquela espécie de "barra" de corações. Temos 10 corações, cada um podendo ser cortado ao meio, o que nos dá 20 pontos de HP (HP = Vida, mas os jogadores de RPGs já sabiam disso). Dependendo do tombo ou do ataque do inimigo, você vai perder uma certa quantia de HP. Ele recupera-se automático (dependendo do modo de dificuldade, você vai precisar comer algo para recuperar-se), mas é preciso ter cuidado. Quando o seu HP acabar, você voltará ao seu ponto de respawn. Detalhe: tudo o que você tinha no seu inventário fica lá onde você "morreu". Se você chegar lá a tempo, pode recuperar tudo, mas tem que ser rápido!
Bem, a próxima barra é a de fome (preciso dizer qual é?). Ela é a barra feita de carne. Ela vai abaixando com o tempo e, quando acaba, você morre como quando o seu HP acaba. Para recuperar essa barra, você precisa de alimento (ah, vá?!). Pode ser carne, leite, bolo, sopa de cogumelo, peixe... Boa sorte!

Vestimentas e a Barra de Proteção:
Eu sempre considerei as vestimentas ou "armaduras" um luxo. Você pode fazer chapéus, coletes, calças e botas, podendo ser com couro, ferro moldado, ouro moldado ou diamante. As formações são essas, na ordem:
OBS: Estou usando na imagem ferro moldado, mas é só um exemplo, porque como eu disse, dá prá fazer com couro, ouro moldado ou diamante também.
Bem, já deu pra notar que, ao equipar vestimentas, uma nova barra aparece. Ela tem formato de colete e é como a barra de HP - 20 pontos de proteção. Essa barra funciona como uma segunda barra de vida, evitando a morte por qualquer tombo.

Barra de Resistência da Ferramenta:
Note que, logo abaixo das ferramentas, aparecerá uma barrinha verde que eu chamo de barra de resistência. Conforme você vai usando a ferramenta ou a vestimenta, essa barrinha vai baixando. Quando ela acaba, o item quebra e some. Nota importante: nas vestimentas, conforme a barra de resistência baixa, a barra de proteção baixa também!
Essa barra de resistência aparece em picaretas, espadas, vestimentas, enxadas, pás, arcos, varas de pescar, etc....

Barra de Nível:
Quando você mata animais, monstros, inimigos ou sejá lá o que for, eles vão "dropar" ("soltar", se você preferir) bolinhas verdes~amarelas piscantes. Assim que você pegá-las, aquela barra grande cinza abaixo das barras de vida e fome vai começar a ficar verde. Quando ela se completar, um numerozinho verde vai aparecer no centro dela. O nome desse número é "nível", e nós chamamos aquelas bolinhas que sobem a barra de nível de "pontos de EXP". (Novamente, jogadores de RPGs já sabem que "EXP" quer dizer "Experiência".)
Esse nível que você coleta é usado para feitiços que melhoram a sua vestimenta/espada. Mais tarde eu entro em detalhes sobre a feitiçaria MineCraft.

É isso por hoje, pessoal! ^^
Próxima aula: inimigos!! Zumbis, aranhas, Creepers, Slimes... Só não se assuste muito, hein?!?! XD

Bye!

sábado, 14 de janeiro de 2012

Dicas de MineCraft #3

Malz pela demora, people, mas aqui está a continuação dos sistemas elétricos! ^^

Sistemas Elétricos²:
Na aula passada eu falei o mais básico do sistema elétrico. Agora, vamos aprofundar um pouco esse conhecimento incrivelmente útil!
OK, vou começar falando das RedStone Torchs (ou "tochas vermelhas", na minha linguagem - um palito com um pó vermelho sobre si). Elas se comportam tanto como disparadores como quanto receptores. Se uma alavanca (disparador) estiver ligada à uma tocha vermelha, ela se acenderá e se apagará conforme a posição da alavanca, agindo assim como receptora. But, se você estiver com um TNT (receptor) e uma fiação de pó vermelho e colocar uma dessas tochas numa ponta, o TNT explodirá, assim a tocha age como disparador. Ela também lembra uma alavanca, com apenas duas possibilidades - apagada ou acesa.
Os temporizadores são itens um pouco complexos. Mas o que eles fazem? Bem, a explicação mais simples é "Eles param o sistema elétrico por um tempo determinado". Ou seja, eles atrasam a passagem da eletricidade através da fiação de pó vermelho. OK, vamos aos detalhes! Note que cade temporizador (duas tochas vermelhas com um pó vermelho entre elas sobre três pedras lisas, na mesa de construção) possui quatro configurações. Quanto mais distantes as tochas estiverem, mais tempo ele vai segurar a energia. Cada configuração conta um décimo de segundo de atraso. Sendo assim, se as duas tochas do temporizador ("repeater") estiverem encostadas, ele vai segurar a eletricidade por um décimo de segundo; e se as duas tochas estiverem o mais distante possível uma da outra, teremos 4 décimos de segundo de atraso. Sendo assim, cinco temporizadores no máximo de atraso vão gerar uma quebra de energia de dois segundos. Tá, mas qual é a utilidade disso na vida real do MineCraft? Bem, portas que se mantêm X segundos abertas e depois fecham, armadilhas que te dão X segundos para escapar e depois de Y segundos se desativam... São várias as possibilidades! Sugiro que, para mais dicas de sistemas elétricos, veja alguns vídeos no YouTube - existem uns bem interessantes por lá...!
Bem, por enquanto, é só isso sobre a eletricidade.

TNT ou "dinamites" e isqueiros:
Poucos itens são tão úteis e divertidos!! Num sistema elétrico, os TNTs agem como receptores. Ao receberem energia ou serem incendiados com fogo de isqueiro, eles explodem! É muito divertido no modo criativo, explodir os animais e vilarejos...
Assim como podem ter funções reais, como armadilhas para inimigos, destruição de moradias (que tal fazer isso no MultiPlayer?! XD) e criação automática de minas (!).
Aproveitando o assunto, vou falar dos isqueiros. Como fazer? Fácil:
(Essa pedra preta é a conhecida "flint", ou "ponta de flecha", encontrada dentro de blocos de "pó de pedra", ou "gravel")
Agora, vou dizer como fazer o mais importante: o TNT!
Para fazê-lo, você vai usar cinco pólvoras (mate Creepers para conseguí-las, mais tarde dou detalhes) e quatro blocos de areia. Coloque numa formação "xadrez" na mesa de construção. É bem simples, porém rende apenas um bloco de TNT - use-o com responsabilidade e consiência (LOL?!).

Arco-e-Flecha:
Uma das melhores e mais úteis armas do jogo! Melhor que espadas, com certeza é necessário em qualquer jogo de MineCraft! Pegue três palitos e três teias de aranha. Coloque-os na forma de um arco - nos três espaços da lateral esquerda vão as teias, nos dois espaços centrais dos extremos, coloque palitos e no espaço central-lateral direito coloque o último palito. Porém, arcos de nada valem sem flechas, certo?! Para fazer flechas, coloque uma ponta de flecha ("flint") sobre um palito e debaixo destes, uma pena de galinha. Cada tiro do arco custará uma flecha sua, então, não disperdice! Segure o botão direito do mouse até esticar completamente o arco e solte-o para atirar.

Bye, people! ^^
Por hoje é só!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Dicas de MineCraft #2

Então, pessoal, essa é a segunda parte das minhas dicas de MineCraft! So... Here We Go! ^^

Nomes:
Uma dica que eu dou é dar nome para tudo - de casas a minas. É bem simples. Faça algumas placas - na mesa de construção, coloque um palito na lateral central-inferior. Encima, coloque seis blocos de madeira refinada. Ao colocá-la, você poderá digitar um texto qualquer. No caso, o nome do lugar. Alguns nomes de minas minhas: Iron, Carvoeira, Paraíso da Pedra Preta, Safira e Dourada.
Isso é útil para se localizar no mundo, sem chances de ficar perdido!

Sistemas Elétricos:
Assim que você encontrar RedStone (ou "pó vermelho") estará pronto para fazer a fiação elétrica da sua casa ou de suas armadilhas ou...!  Para fazer sistemas elétricos, você vai precisar de um disparador (botão, alavanca, pressurizador...) e um receptor (portas, dispensers, alçapões...). No caso de ser um sistema longo - quando o disparador e o receptor não estão um ao lado do outro, e sim distantes - será necessário o uso de pó vermelho. Soltando-o no chão como se faz para soltar um bloco, você começa a "fiação elétrica", como eu chamo. Um dos sistemas mais simples é o de porta por alavanca. Coloca-se uma porta num canto qualquer, puxa-se uma fiação até outro canto do mapa e coloca-se uma alavanca. Assim que você puxar a alavanca, a porta abrirá. Simples, não?! Porém, pode-se fazer coisas bem mais complexas. Aqui vai uma lista de disparadores e receptores:
Disparadores:
  • Alavancas - Uma pedra de castelo com um palito encima. - Funciona ao ser puxada, sendo como um interruptor que ligamos e desligamos quando quisermos.
  • Botões - Duas pedras lisas ou "assadas", uma sobre a outra. - Funciona ao ser pressionado, porém se desativa automaticamente após um curto período de tempo.
  • Pressurizador de Madeira - Dependendo da versão, podem ser duas ou três madeiras refinadas uma ao lado da outra. - Quando são pisadas por algo ou quando jogamos um bloco sobre elas, elas se ativam e, como o botão, desativam automaticamente após um tempo.
  • Pressurizador de Pedra - Como o de madeira, mas é feito de pedras lisas ou "assadas". - O efeito é como o do pressurizador de madeira, mas não funciona com blocos (como se fosse mais "rígido").
  • Entre outros...
Receptores:
  • Portas
  • Dispensers (falarei mais tarde sobre eles)
  • Trilhos dourados de carrinho de mina (também falarei mais tarde)
  • TNTs ou "dinamites" (falarei sobre isso depois)
  • Caixas de som (que podem funcionar como alarme)
  • Pistões (explicarei mais detalhadamente outra hora)
  • Entre outros...
Por hoje é isso, eu sei que é pouco, mas é só o começo sobre a eletricidade. Na próxima aula, eu falarei sobre os "temporizadores" e as "tochas vermelhas". Bye! °U°

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Dicas de MineCraft #1

Olá, pessoal, eu sou o Édipo e o Emanuel (dono do blog) é o meu primo! A partir de agora, eu vou começar a postar dicas, jogos, detonados e tudo mais! Vamos começar com MineCraft!

Minha Análise:
Antes de começar, vou dizer a minha opinião sobre o jogo. Imagine-se vivendo num mundo completamente quadrado - tudo é quadrado, do chão às nuvens, das pessoas aos animais - e que você pode quebrar tudo e remontar o que quebrou - ou, mais comum, criar coisas usando os pedaços do antigo.
Ótimo! E, depois, você descobre ter a capacidade de fabricar o que quiser - de picaretas a machados, de casas a subterrâneos, de fogo a eletricidade - com os pedaços dos cubos que quebrou.
Poucos jogos oferecem propostas tãos excitantes! Imagine-se, estar num mundo gerado aleatoriamente e ter (quase) total controle sobre ele! Para explorar e sobreviver! E, depois, conectar-se e jogar com um amigo pela internet!! Entusiasmante, não?!
E, para aumentar a qualidade, você encontra... Monstros noturnos que tentam te matar! ... O que fazer?? Matar eles é a resposta! Envolvendo ação, criatividade e diversão, MineCraft é um jogo viciante que eu recomendo!

Ao Nascer:
Logo que você chegar ao mundo, antes de se mover ou fazer qualquer coisa, faça um buraco no chão exatamente abaixo de você. Eu sou da época que não tinha cama para remarcar o ponto de respawn (ponto onde você renasce ao morrer), então eu faço isso. Virou hábito. Então, saia cortar lenha ou procurar outro material para fazer sua primeira moradia. ATENÇÃO: Não vá muito longe ou poderá perder o ponto de respawn! Em caso de emergência - nenhuma árvore por perto, por exemplo - você pode fazer como eu, construindo uma casa de barro sobre o buraco no chão. Com a estrutura básica de sua casa pronta (lembre de fazer telhado e um buraco para a porta!!!), você está pronto para jogar!

Minas, GoGoGo!!:
Com a moradia pronta, você deve sair para pegar madeira. "Crafte" a "madeira bruta", como eu chamo, e faça quatro blocos de madeira refinada. Coloque-os formando um quadrado de
2 x 2 para fazer a sua "mesa de construção". Plante-a num canto qualquer de sua casa e saia em busca de mais madeira. Após coletar dois blocos ou mais de madeira bruta, crafte ela e coloque dois blocos de madeira refinada, um sobre o outro, pra craftar palitos. Com dois deles e mais três blocos de madeira refinada sobre a mesa de construção, você pode fazer uma picareta assim:
Com ela, você poderá cavar pedras para fazer minas - o foco principal do jogo - e conseguir minerais como metais e diamantes. Mais tarde, quando tiver 3 pedras e a sua picareta de madeira quebrar, você pode fazer uma picareta melhor, trocando a madeira refinada por pedras "de castelo", como eu chamo. Quando tiver um bom número de pedras, saia em busca de mais madeira - mas dessa vez, com um machado. Para fazer um machado, você monta como se fosse uma picareta, mas tira o bloco do canto superior direito e coloca na lateral central esquerda.
Com o que é possível fazer ferramentas (picaretas, machados, enxadas, espadas...): Madeira refinada, pedras de castelo, ferro moldado (em forma de tijolo), ouro moldado e diamante.
OBS: Para minerar certos blocos, é preciso picaretas de nível mais avançado, tipo metal ou diamante.
OBS²: Procure, no começo, bastante carvão (pedras com manchas pretas contém o material precioso) para fazer tochas - um palito com um carvão encima. Acredite - é mais importante do que você pensa.

Baú, Forno e Baú Longo:
Certo, você já deve ter visto que o seu inventário é limitado. E quando ele encher? O que fazer? Bem, para evitar esse sofrimento, faça um baú ainda no início do jogo. Como? Coloque oito blocos de madeira refinada formando um quadrado com o centro oco. Parabéns, você obteu um baú! Coloque-o num canto de casa e use-o para guardar o que não vai usar no momento.
Depois, junte fazendo a mesma formação, oito pedras de castelo para fazer um forno. Com o forno, você pode assar coisas - de carne a minerais - para melhorá-los. Preste atenção. No espaço de baixo do fogo, você coloca um combustível - carvão, madeira ou lava (!) - e no espaço de cima, o que você quer assar. Uma das primeiras coisas que dá pra assar é madeira bruta pra fazer carvão. Ou assar pedras de castelo para formar as pedras lisas, como eu chamo. O forno será útil também para assar carne de porco (ou, dependendo da versão do teu MineCraft, carne de gado). Outra utilidade - a mais importante, talvez - é para moldar ferro e ouro.
OK, já está tudo feito e você está avançando no jogo. Mas o espaço, tanto do seu baú quanto do seu inventário, acabou. E agora?? Simples: faça outro baú e coloque-o perfeitamente ao lado do outro para obter um baú longo. Simples!

Plantando Árvores:
Sabe aquelas "arvorezinhas" (eu chamo de arbusto) que caem das árvores que você corta?! Coloque-as no chão - tem que ser de terra e estar bem iluminado - e espere uns três ou quatro dias do jogo até que cresçam e estejam prontas para entregar madeira.
OBS: Dependendo da sua versão de MineCraft, você vai precisar arar a terra com a enxada antes. Para fazer a enxada, faça uma picareta sem uma das pontas.

O Primeiro Inimigo:
Quando se sentir seguro, coloque no modo de inimigos - dificuldade fácil, médio ou difícil. Existem materiais que só eles podem te dar (exemplos: teia e pólvora). Mas, antes de ativá-los, faça uma espada - um palito com dois materiais encima.
Enfrente-os, mas tome cuidado!
* Aranhas consegum escalar paredes, ou seja, o teto da sua casa NÃO é o lugar mais seguro.
* Ao ver um bicho verde e sem braços - o famosíssimo Creeper - NUNCA se aproxime, a não ser que você tenha uma espada de diamante ou um arco-e-flecha. Creepers explodem ao tocarem em você.
* Os esqueletos - ou arqueiros - devem ser combatidos à distância com um arco-e-flecha. Eles támbem atiram em você!
* Zumbis e esqueletos morrem com a luz do dia, incendiando-se. Porém, outros bichos, como aranhas e Creepers, não, então, tome cuidado!
* Quando ver lobos, você pode domesticá-los com os ossos dos esqueletos. Mas nunca ataque os lobos - eles ficam furiosos e te matam!
* Há outros inimigos no jogo, como os Slimes, por exemplo, mas não vou falar deles agora.

Dicas Finais:
* Camas (três blocos de madeira refinada com três blocos de lã encima) tornam-se o seu novo ponto de respawn, sendo úteis no caso de você ter mais de uma casa.
* A água mata afogado (ah, vá?!) se você ficar muito tempo debaixo dela. Porém, em mares, você encontra argila (blocos cinza-azulado-claro) que, quando assada, vira um tijolo, e quando alguns tijolos são colocados em forma de bloco, viram blocos de tijolo.
* O máximo de blocos em um só espaço é 64, ou 16, no caso de alguns outros, como a bola de neve.
* Você pode fazer portas de madeira refinada ou ferro moldado (porém, essa segunda não abre sem um sistema elétrico ligado à ela) colocando seis blocos em forma de porta.
* Por fim, ande sempre que possível com uma espada e uma picareta de ferro à mão, pois nunca se sabe o que você vai encontrar...!

Por enquanto é só, pessoal! Esperem as próximas dicas e boa sorte! ^^

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Nosso server de Minecraft 1.0.0

Rede hamachi: servidor de Minecraft 1.0.0
Senha:123
IP:5.153.37.50:25565

Mapa by goldenman

bom to sem grana pra banca o server num host on e minha net é ruim por isso estou fechando o server